Bíblia Despertar
InícioBíbliaApoiar
Voltar para Evangelho dos Egípcios Nag Hammadi
Evangelho dos Egípcios Nag Hammadi - Capítulo 4

Livro Apócrifo/Histórico

1
Ele louvou o grande, invisível e virginal Espírito, o silêncio do Pai, em um silêncio do silêncio vivo do silêncio, o lugar onde o homem repousa no Pai, na Mãe, no Filho, e em todo o seu pleroma.
2
Então surgiu naquele local a nuvem da grande luz, o poder vivo, a Mãe dos santos, incorruptíveis, o grande poder, o Mirothoe. E ela deu à luz aquele cujo nome eu nomeio, dizendo três vezes:
3
IEN IEN EA EA EA
4
Para este, Adamas, é uma luz que irradia da luz; ele é o olho da luz. Pois este é o primeiro homem, aquele através de quem e para quem tudo surgiu, e sem o qual nada teria surgido. O Pai incognoscível e incompreensível se manifestou. Ele desceu para anular a deficiência.
5
Então o grande Logos, os divinos Autógenos e o homem incorruptível, Adamas, se misturaram. Um Logos do homem surgiu. No entanto, o homem surgiu através de uma palavra.
6
Ele louvou o grande, invisível, incompreensível, virginal Espírito, e a pureza ativa, e o filho Tri-Ativo, e a pureza ativa Youel, e Esephech, o detentor da glória, o filho do filho e a coroa da sua glória, e o grande Doxomedon-Aeon, e os tronos que estão nele, e os poderes que o cercam, as glórias e as incorrupções, e todo o seu pleroma que eu mencionei antes, e a terra etérea, o receptor de Deus, onde os homens santos da grande luz recebem forma, os homens do Pai do silêncio, o silêncio vivo, o Pai e todo o seu pleroma, conforme havia antes mencionado.
7
O grande Logos, os divinos Autógenos e o homem incorruptível Adamas louvaram e pediram um poder e uma força eterna para os Autógenos, para a conclusão dos quatro Aeons, para que, através deles, possa aparecer a majestade, a glória e o poder do Pai invisível dos santos da grande luz que virá ao mundo, que é a imagem da noite. Então o homem incorruptível Adamas pediu a eles um filho para si mesmo, a fim de que ele, o filho, se tornasse pai da raça imutável e incorruptível, de modo que, através desta raça, o silêncio e a voz possam aparecer, e através deles, o Aeon morto, possa se erguer, para que possa se dissolver.
8
E assim surgiu do alto o poder da grande luz, a Manifestação. Ela deu à luz as quatro grandes luzes: Harmozel, Oroiael, Davithe, Eleleth, e o grande incorruptível Seth, filho do homem incorruptível Adamas.
9
E assim o perfeito Hebdomad, que existe em mistérios ocultos, se tornou completo. Quando ela recebe a glória, ela se torna onze Ogdóades.
10
E o Pai consentiu com aprovação; todo o pleroma das luzes ficou muito satisfeito. Seus consortes surgiram para a conclusão do Ogdóade dos Autógenos divinos: a Graça da primeira luz Harmozel, a Percepção da segunda luz Oroiael, a Compreensão da terceira luz Davithe, a Prudência da quarta luz Eleleth. Este é o primeiro Ogdóade dos Autógenos divinos.
Capítulo 3Capítulo 5