Bíblia Despertar
InícioBíbliaApoiar
Voltar para Evangelho dos Egípcios Nag Hammadi
Evangelho dos Egípcios Nag Hammadi - Capítulo 3

Livro Apócrifo/Histórico

1
Então apareceu naquele lugar a pureza ativa que, em grandeza e majestade vê glórias, incorrupções e tesouros em grandes mistérios, invisíveis para o silêncio, que é a Youel, pureza ativa.
2
Então o filho do filho, Esephech, apareceu.
3
E assim ele ficou completo, a saber, o Pai, a Mãe, o Filho, os cinco selos, o poder invencível que é o grande Cristo de todos os incorruptíveis Aeons.
4
O Santo, o princípio e o fim, o incorruptível são tronos e majestades, são poderes e glórias e incorrupções são os Aeons eternos. Eles surgiram do grande e inominável, virginal, Espírito invisível.
5
Então o Filho Tri-Ativo recebeu poder do grande Espírito invisível, conforme havia pedido. Este louvou o mistério oculto e irrevogável dos santos Aeons, o oculto Domedon Doxomedon.
6
Aquele que está acima de todos os reinos, e Aeons, com tronos e poderes cada uma miríade de anjos inumeráveis os cercam, glórias e incorrupções, o Espírito da Palavra do Pai que surgiu do silêncio e passou por todos os Aeons, o grande Cristo, o filho incorruptível e o filho do filho, Esephech, e eles, a raça dos humanos são a glória do Pai, e da Mãe, e do Filho, e todo o pleroma, que eu mencionei antes, e os cinco selos, e o mistério dos mistérios. Eles surgiram pela vontade do Espírito invisível para a glória eterna daquele cujo nome é impronunciável.
7
A Mãe virginal, Barbelo, o espírito virginal, a Mãe altíssima que preside os Aeons, e os Aeons da luz, a luz do silêncio da providência, a luz da palavra e da verdade que realmente, verdadeiramente emanam sobre o grande Cristo e os Aeons realmente eternos.
8
Então a providência saiu do silêncio, e do silêncio vivo do Espírito, e da Palavra do Pai, e de uma luz. Ela a Mãe virginal, Barbelo e os cinco selos que o Pai trouxe de seu seio, ela passou por todos os Aeons que eu mencionei antes. E ela estabeleceu tronos de glória, e miríades de anjos sem número que os cercavam, poderes e glórias incorruptíveis, que cantam e dão glória, todos louvando com uma única voz, com um acordo, com uma voz que não silencia nunca, dando glórias ao Pai, e à Mãe, e ao Filho, os três poderes que emanaram do Espírito invisível, e todos os pleromas que mencionei antes, que é o grande Cristo, do silêncio, o Filho incorruptível Telmael Telmachael Eli Eli Machar Machar Seth, o poder que realmente vive verdadeiramente, e a pureza ativa que está com ele, Youel e Esephech, o detentor da glória, o filho do filho, e a coroa da sua glória, e o grande Doxomedon-Aeon e os tronos que estão nele, os poderes que os cercam para o prazer do grande Espírito invisível, dos cinco selos, o pleroma que eu antes havia mencionado.
9
Lá, a grande Palavra viva gerada por si mesma surgiu, o Deus verdadeiro, o não-gerado Physis, aquele cujo nome eu direi: Protophanes, que é o filho do grande Cristo, o filho do silêncio inefável, que saiu do grande Espírito invisível e incorruptível. O filho do silêncio e silêncio apareceu em sua revelação.
10
E o grande Espírito invisível com sua Palavra estabeleceu homem e os tesouros de sua glória. Então ele apareceu no Aeon revelado. E ele estabeleceu os quatro Aeons. Com uma palavra ele os estabeleceu.
Capítulo 2Capítulo 4