E o Pai consentiu com aprovação; todo o pleroma das luzes ficou muito satisfeito. Surgiram os ministros: o primeiro, o grande Gamaliel da primeira grande luz Harmozel, e o grande Gabriel da segunda grande luz Oroiael, e o grande Samlo da grande luz Davithe, e o grande Abrasax da grande luz Eleleth. E os consortes destes surgiram pela vontade do bom prazer do Pai: a Memória do grande, o primeiro, Gamaliel; o amor do grande, o segundo, Gabriel; a Paz do terceiro, o grande Samblo; a vida eterna do grande, o quarto, Abrasax. Assim foram concluídos os cinco Ogdóades, um total de quarenta, como um poder ininterpretável.
2
Então o grande Logos, os Autógenos e a palavra do pleroma das quatro luzes louvaram o grande, invisível, incalculável, Espírito virginal, e a pureza ativa, e o grande Doxomedon-Aeon, e os tronos que estão neles, e os poderes que os cercam, glórias, autoridades e poderes, e o filho Tri-Ativo, a pureza ativa Youel e Esephech, o detentor da glória, o filho do filho e a coroa da sua glória, todo o pleroma e todas as glórias que existem, os infinitos pleromas e os Aeons inomináveis, para que o Pai possa nomear como o quarto, a raça incorruptível e que eles possam chamar a semente do Pai da semente do grande Seth.
3
Então tudo tremeu, e o tremor tomou conta dos incorruptíveis. Então os três filhos machos vieram do alto, para os não-nascidos, e os que nasceram de si mesmos, e aqueles que foram gerados no que é gerado. A grandeza surgiu, toda a grandeza do grande Cristo. Ele estabeleceu tronos em glória, miríades sem número, nos quatro Aeons ao seu redor, miríades sem número, poderes, glórias e incorrupções. E eles surgiram dessa maneira.
4
E a igreja espiritual incorruptível aumentou nas quatro luzes dos grandes Autógenos vivos, o Deus da verdade, louvando, cantando e dando glória com uma só voz, unânime, com uma boca que não descansa, para o Pai, a Mãe, e o Filho, e todo o seu pleroma, como havia mencionado antes. Os cinco selos que possuem as miríades, e os que governam os Aeons, e os que levam a glória dos líderes, receberam a ordem de revelar aos que eram dignos. Amém.
5
Então o grande Seth, filho do homem incorruptível Adamas, louvou o grande, invisível, incalculável, inominável, virginal Espírito, e a pureza ativa, e o filho Tri-Ativo, e a pureza ativa Youel e Esephech, o detentor da glória e a coroa da sua glória, o filho do filho, e os grandes Doxomedon-Aeons, e o pleroma que mencionei antes; e perguntou por sua semente.
6
Então saiu daquele lugar o grande poder da grande luz Plesithea, a mãe dos anjos, a mãe das luzes, a mãe gloriosa, a virgem com quatro seios, trazendo os frutos de Gomorra, como primavera, e Sodoma, que é o fruto da primavera de Gomorra, que está nela. Ela veio através do grande Seth.
7
Então o grande Seth se alegrou com o presente que lhe foi concedido pelo filho incorruptível. Ele pegou sua semente dela com os quatro seios, a virgem, e a colocou com ele no quarto Aeon, na terceira grande luz Davithe.
8
Depois de cinco mil anos, a grande luz Eleleth falou: "Que alguém reine sobre o caos e Hades". E apareceu uma nuvem cujo nome é hílica Sophia. Ela olhou para as partes do caos, com o rosto como sol em sua forma de sangue. E o grande anjo Gamaliel falou com o grande Gabriel, o ministro da grande luz Oroiael; ele disse: "Deixe um anjo sair, para que ele possa reinar sobre o caos e o Hades." Então a nuvem, sendo agradável, surgiu nas duas mônadas, cada uma das quais com luz e o trono, que ela havia colocado na nuvem acima. Então Sakla, o grande anjo, viu o grande demônio que está com ele, Nebruel. E eles se tornaram um espírito gerador da terra.
9
Eles geraram anjos assistentes. Sakla disse ao grande demônio Nebruel: "Que os doze Aeons passem a existir no Aeon". Então o grande anjo Sakla disse pela vontade dos Autógenos: "Haverá o número de sete reinos". E ele disse aos grandes anjos: "Vá e que cada um de vocês reine sobre seus mundos". Cada um desses doze anjos saíram. O primeiro anjo foi Athoth. Ele é quem as grandes gerações de homens chamam ceifeiro. O segundo é Harmas, que é o olho do fogo. O terceiro é Galila. O quarto é Yobel. O quinto é Adonaios, que é chamado de 'Sabaoth'. O sexto é Caim, a quem as grandes gerações de homens chamam de sol. O sétimo é Abel; o oitavo Akiressina; o nono Yubel. O décimo é Harmupiael. O décimo primeiro é Archir-Adonin. O décimo segundo é Belias. Estes são os que presidem Hades e o caos.
10
E após a fundação do mundo, Sakla disse a seus anjos: "Eu sou um deus ciumento e, fora de mim, nada surgiu", pois ele confiava em sua natureza.