Desgraça para vós que atuam com impiedade, elogiam a mentira e a louvam: perecerão e não haverá vida feliz para vós!
2
Desgraça para quem perverte as palavras de verdade, transgridem a lei eterna e se convertem no que não eram: sobre a terra serão pisoteados!
3
Nesses dias, estejam preparados, OH justos, para elevar suas orações e as pôr como testemunho ante os anjos, para que eles possam recordar os pecados dos pecadores ante o Altíssimo.
4
Nesses dias as nações se agitarão e as famílias dos povos se levantarão no dia da destruição.
5
Nesses dias os miseráveis sairão e levarão a seus filhos e os abandonarão e seus filhos perecerão; abandonarão até a seus meninos de peito, não voltarão para eles e não terão compaixão de seus seres queridos.
6
De novo lhes juro pecadores que o pecado está amadurecido para o dia do incessante derramamento de sangue.
7
Os que adoram a pedra e os que fabricam imagens de ouro, prata, madeira ou barro e os que adoram espíritos impuros ou demónios e toda classe de ídolos sem discernimento, a eles nenhuma ajuda chegará.
8
Eles caem na impiedade por causa da tolice de seus corações, seus olhos estão cegados ao temor de seus corações e à visão de seus sonhos.
9
Por isso se voltam ímpios e temíveis, porque forjaram com toda sua obra um engano e adoraram a pedra perecerão em um instante.
10
Em troca, nesses dias bem-aventurados quem aceite as palavras de sabedoria e as entendam, sigam os caminhos do Altíssimo, caminhem pelos atalhos de sua justiça e não se convertam à impiedade com os ímpios; porque eles serão salvos.
11
Desgraça para vós que difundem a maldade entre seu próximo, porque ficarão mortos na tumba!
12
Desgraça para vós que usam uma medida de fraude e de armadilha e que provocam a amargura sobre a terra, porque por isso serão consumidos!
13
Desgraça para vós que edificam sua casa graças ao trabalho de outros: todos os materiais de construção são tijolos e pedras de injustiça e lhes digo que não terão nem um momento de paz!
14
Desgraça para aqueles que rechaçam a mesura e a herança eterna de seus pais e cujas lamas seguem logo aos ídolos, porque eles não terão descanso!
15
Desgraça para aqueles que obram injustiça, colaboram com a opressão e assassinam a seu próximo, até o dia do grande julgamento!
16
Porque Ele jogará por terra sua glória, causará dor em seus corações, suscitará sua cólera e lhes destruirá a todos com a espada e todos os Santos e os justos se lembrarão de seus pecados.