Agora lhes digo meus filhos: Amem a justiça e caminhem nela, porque os caminhos da justiça são dignos de ser aceitos, mas os caminhos da iniquidade serão destruídos e desaparecerão.
2
Aos filhos dos homens de certa geração lhes serão mostrados os caminhos da violência e da morte e se manterão longe deles e não os seguirão.
3
Agora lhes digo a vós justos: Não andem pelos caminhos da maldade nem pelos caminhos da morte porque serão destruídos.
4
Em troca procurem e escolham para vós a justiça e escolham a vida; caminhem pelos atalhos de paz e viverão e prosperarão.
5
Mantenham minhas palavras em suas reflexões e não as façam padecer o ser apagadas de seus corações, pois sei que os pecadores tentarão às pessoas para que peça com má intenção a sabedoria e tanto que não lhe encontrará em nenhum lugar, e nenhuma prova pode evitar-se.
6
Desgraça para quem edifica a injustiça e a opressão e as cimentam no engano, porque serão repentinamente derrubados e não haverá paz para eles!
7
Desgraça para os que edificam suas casas com o pecado porque todos seus alicerces serão arrancados e pela espada cairão! Os que possuem o ouro e a prata perecerão repentinamente no julgamento.
8
Desgraça para vós ricos porque confiastes em suas riquezas, de suas riquezas serão despojados por causa de que não lhes acordastes que Mais Alto na época de sua riqueza!
9
blasfemastes e cometeu injustiça e estão amadurecidos para o dia da matança e a escuridão, para o dia do grande julgamento.
10
Digo-lhes e vos anúncio que quem lhes criou lhes derrocará e sobre sua ruína não haverá misericórdia pois seu Criador se alegrará de sua destruição.
11
E vós justos nesses dias serão uma recriminação para os pecadores e os ímpios.