Assim Matusalém foi e se juntou com todos seus irmãos e congregou a seus parentes;
2
e Enoque lhe falou com todos os filhos de justiça e lhes disse: Ouçam filhos do Enoque todas as palavras de seu pai e atendam a palavra de minha boca, pois é a vós a quem precatório e digo bem amados, amem a justiça e caminhem com ela.
3
Não lhes aproximem da justiça com um coração dobro nem lhes associem com os de dobro coração; caminhem com retidão meus filhos, guiará-lhes por bons caminhos e a justiça lhes acompanhará.
4
Sei que a violência se incrementa sobre a terra e um grande castigo vai executar se sobre ela e toda injustiça será exterminada, atalho de raiz e suas estruturas serão completamente demolidas.
5
A injustiça vai a ser consumada de novo sobre a terra e todas as ações de injustiça, opressão e transgressão se duplicarão e prevalecerão.
6
Mas quando toda classe de obras de pecado, injustiça, blasfémia e violência se incrementaram e a apostasia, a desobediência e a impureza aumentem, um grande castigo do céu virá sobre a terra e o Senhor santo virá com ira e castigo sobre a terra para executar o julgamento.
7
Nessa época a violência serão atalho de raiz e da injustiça e do engano serão destruídas sob o céu.
8
Todos os ídolos das nações e seus templos serão abandonados, queimados com fogo e desterrados de toda a terra.
90Os justos se levantarão de seus sonhos, a sabedoria surgirá e lhes será dada e a terra descansará por todas as gerações futuras.
91E agora vou lhes falar meus filhos para lhes mostrar todos os caminhos de justiça e todos os caminhos de violência e de novo lhes mostrarei isso para que saibam o que vai ocorrer.
92Agora pois, meus filhos, me escutem e escolham os caminhos de justiça e rechacem os da violência, porque partem para a destruição completa todos os que vão pelo caminho da injustiça.
93O que escreveu Enoque e entregou a Matusalém seu filho, e a todos os que habitam a terra firme para que obrem o bem e a paz:
94Não lhes angustiem em seu espírito por causa dos tempos, porque o Grande Santo deu um tempo para tudo.
95Os justos se levantarão de seu sonho e avançarão por atalhos de justiça e todos seus caminhos e palavras serão de retidão e graça.
96Ele outorgará a graça aos justos e lhes dará sua eterna justiça e seu poder; Ele permanecerá em bondade e justiça e partirá com luz eterna.
97Em troca, o pecado se perderá nas trevas para sempre e não aparecerá mais desde esse dia até a eternidade.
98Enoque reatou seu discurso dizendo:
99A propósito dos filhos da Justiça e sobre o Eleito do mundo, que cresceu como planta de verdade e de justiça, falarei-lhes e lhes darei a conhecer eu mesmo, meus filhos, conforme entendi e me revelou tudo por uma visão celestial e pela voz dos Vigilantes e os Santos. Nas pranchas celestiais tenho lido e entendido tudo.