Observei nesta forma até que trinta e cinco pastores empreenderam o pastoreio e eles cumpriram estritamente seus turnos: desde o primeiro, cada um foi recebendo em suas mãos, a fim das apascentar cada pastor em seu turno respectivo.
2
depois disto, em uma visão vi vir a todas as aves raptores do céu: águias, abutres, gaviões e corvos; as águias guiavam a todas essas aves e ficaram a devorar a estas ovelhas, a lhes picar os olhos e a devorar suas carnes.
3
As ovelhas gritaram porque sua carne estava sendo devorada pelas aves. Eu olhava e me lamentava em meu sonho pelo pastor que apascentava as ovelhas.
4
Observei até que essas ovelhas foram devoradas pelas águias, os gaviões e os abutres, que não lhes deixaram nenhuma carne nem pele nem tendões sobre elas e não ficaram mais que seus ossos até que os ossos também caíram ao chão e as ovelhas chegaram a ser muito poucas.
5
Vi quando vinte e três pastores tinham apascentado e tinham completo estritamente seus turnos cinquenta e oito vezes.
6
Hei aqui que uns cordeiros nasceram dessas ovelhas brancas e chegaram a abrir seus olhos e ver e baliram às ovelhas
7
e lhes gritaram, mas não lhes escutaram o que diziam porque estavam extremamente surdas e muito cegas e cada vez pior.
8
Vi na visão como os corvos voavam sobre estes cordeiros e agarravam a um deles e desprezavam às ovelhas e as devoravam.
9
Observei até que brotaram de novo os chifres destes cordeiros e os corvos os faziam cair e vi até que ali um grande corno broto de novo em uma destas ovelhas e seus olhos se abriram.
10
Ela os olhou e gritou às ovelhas e os carneiros a viram e acudiram todos a seu lado.
11
Apesar disto, todas as águias, abutres, corvos e gaviões seguiam arrebatando às ovelhas, tornavam-se sobre elas e as devoravam. Até as ovelhas permaneciam em silêncio mas os carneiros gritavam e se lamentavam.
12
Logo estes corvos lutaram e batalharam com ela e quiseram tombar seu corno, mas não puderam fazê-lo.
13
Vi até que os pastores, as águias, os abutres e os gaviões vieram e gritaram aos corvos que rompessem o corno dessa esse carneiro e lutaram e batalharam contra ele e o combateu contra eles e gritou para que fossem em sua ajuda.
14
Todas as águias, abutres, corvos e gaviões se congregaram e levaram com eles a todas as ovelhas do campo, uniram-se e se conjuraram para fazer pedaços este corno do carneiro.
15
Vi o homem que tinha escrito o livro por ordem do Senhor, abrir o livro a respeito da destruição que tinham executado os doze últimos pastores, revelar ante o Senhor que eles tinham destruído muito mais que seus predecessores.
16
Vi esse homem que tinha cotado os nomes dos pastores e o tinha levado e apresentado ante o Senhor das ovelhas que chegou em ajuda daquele carneiro, socorreu-o, resgatou-o e lhe mostrou tudo.
17
E vi vir a seu lado ao Senhor das ovelhas, enfurecido; todos os que o viram fugiram e escureceram ante sua presença.
18
Observei o momento em que uma grande espada foi entregue às ovelhas e elas procederam contra todas as feras do campo para as matar e todas as bestas e as aves fugiram de sua presença.
19
E vi quando o Senhor das ovelhas foi junto a elas, tomou em suas mãos a vara de sua cólera, golpeou a terra e a terra se rachou e todas as bestas e as aves do céu caíram longe destas ovelhas e foram engolidas pela terra que se fechou sobre elas.
20
Vi quando um trono foi ereto sobre a terra agradável, o Senhor das ovelhas se sentou sobre ele e o Outro tomou os livros selados e os abriu ante o Senhor das ovelhas.
21
O Senhor chamou a esses homens brancos, os sete primeiros e mandou que eles levassem ante Ele, começando pela primeira estrela que as guiava, a todas as estrelas cujo membro sexual era como o dos cavalos. e eles as levaram a todas ante Ele.
22
Logo, Ele falou com homem que escrevia ante Ele, um dos sete homens brancos, e lhe disse: Toma esses setenta pastores a quem tinha encomendado as ovelhas e que depois das haver recebido degolaram a muitas mais das que lhes tinha mandado.
23
Hei aqui que os vi todos encadeados e todos se prostraram ante Ele.
24
O julgamento recaiu em primeiro lugar sobre as estrelas e elas foram julgadas, culpados e enviadas ao lugar de condenação, foram jogadas em um abismo cheios de fogo, chamas e colunas de fogo.
25
Então os setenta pastores foram julgados, culpados e jogados no abismo ardente.
26
Vi nesse momento como um precipício que se estava abrindo em meio da terra. Levaram a aquelas ovelhas cegas até ali e todas foram julgadas e culpados e jogadas no abismo em semelhante abismo de fogo e elas arderam nesse precipício que estava à direita dessa casa.
27
Vi arder a essas ovelhas e seus ossos também ardiam.
28
Me levantei para ver como Ele desarmou essa velha casa, levou-se todas suas colunas, vigas e adornos da casa que foram retirados ao mesmo tempo, e os levaram e os puseram em um lugar ao sul da terra.
29
Vi quando o Senhor das ovelhas trouxe uma nova casa, maior e alta que a primeira e Ele a pôs no sítio da primeira que tinha sido desarmada. E todas suas colunas eram novas e seus adornos eram novos e maiores que os da primeira, a casa velha que se levou. Todas as ovelhas estavam dentro.
30
Vi todas as ovelhas que ficavam, às bestas da terra e às aves do céu inclinar-se para render comemoração a estas ovelhas, lhes suplicar e lhes obedecer em todas as coisas.
31
Logo esses três que estavam vestidos de branco, aqueles que me tinham elevado antes, tiraram-me da mão e também o carneiro tomo a mão e me fizeram subir e sentar em meio destas ovelhas, antes de que tivesse lugar o julgamento.
32
Estas ovelhas eram todas brancas e sua lã abundante e pura.
33
E todas as que tinham sido destruídas ou dispersadas pelas bestas do campo e as aves do céu, congregaram-se nesta casa e o Senhor das ovelhas se regozijou com grande alegria porque todas eram boas e porque elas tinham retornado a sua casa.
34
Vi quando elas depuseram essa espada que tinha sido dada às ovelhas: elas a levaram a casa e a selaram em presença do Senhor. E todas as ovelhas foram convidadas a esta casa embora não cabiam.
35
Seus olhos foram abertos e elas viram bem e não houve nenhuma delas que não visse.
36
Vi que esta casa era grande, ampla e estava completamente enche.
37
Vi que um touro branco nasceu e seus chifres eram grandes e todas as bestas do campo e todas as aves do céu lhe temiam e lhe suplicavam a toda hora.
38
Vi quando foram trocadas todas suas espécies e todos se converteram em touros brancos e o primeiro entre eles se transformou em um cordeiro que chegou a ser um grande búfalo que tinha sobre sua cabeça dois chifres negros e o Senhor das ovelhas se regozijou sobre ele e sobre todos os touros.
39
Eu estava dormido em meio deles e despertei depois de havê-lo visto tudo.
40
Tal é a visão que tive quando estava dormindo e quando despertei benzi ao Senhor de Justiça e o glorifiquei.
41
Então chorei muito e sem conter minhas abundantes lágrimas até mais não poder e quando eu olhava se deslizavam sobre o que via porque tudo ocorrerá e se cumprirá, porque um após o outro me foram revelados todos os atos dos homens.
42
Essa noite recordei meu primeiro sonho e chorei e me angustiei porque tinha tido essa visão.
9Agora, meu filho, Matusalém, convoca em torno de meus a todos seus irmãos, reúne a meu redor a todos os filhos de sua mãe, porque a palavra me chama e o espírito se verteu sobre mim, para que lhes revele tudo o que acontecerá, até a eternidade.