Meu filho, Matusalém, agora te estou contando e escrevendo todas estas coisas; manifestei-te tudo e te dei os livros concernentes a elas; preserva meu filho, Matusalém, o livro da mão de seu pai e entrega-o às gerações do mundo.
2
Te dei sabedoria a ti e a seus filhos para que eles a entreguem a seus filhos por gerações, sabedoria que está por cima de seus pensamentos.
3
Aqueles que a compreendam não dormirão, mas sim emprestarão ouvido para que possam aprender esta sabedoria e a quem a coma, gostará mais que um alimento delicioso.
4
Ditosos todos os justos; ditosos todos os que caminham pelo caminho da justiça e que não pecam como os pecadores no cálculo dos dias: quando o sol percorre os céus, entra e sai por cada porta durante trinta dias, junto com os chefes de milhar da espécie das estrelas, acrescentando os quatro dias que são intercalados para separar as quatro partes do ano, as quais os guiam e entram com elas quatro dias.
5
devido a isso os homens se equivocam e não os contam dentro do cômputo completo do ano, estão no engano e não o reconhecem devidamente,
6
porque eles estão incluídos no cômputo dos anos e estão verdadeiramente atribuídos para sempre, um à primeira porta, outro à terceira, outro à quarta e outro à sexta e o ano está completo em trezentos e sessenta e quatro dias.
7
O cômputo deles é correto e a conta registrada deles exata, das luminárias, meses, festas, anos e dias; mostrou-me isso e revelou Uriel a quem é Senhor da criação do mundo subordinou as hostes dos céus.
8
Ele tem poder sobre a noite e sobre o dia, para fazer brilhar a luz sobre os humanos: o sol, a lua, as estrelas e todas as potências dos céus que giram em seus circuitos.
9
Esta é a lei das estrelas com relação a suas constelações, suas luas novas e seus signos.
10
Estes são os nomes de quem as guia, de quem vigia que entrem em seu tempo, em ordem em sua estação, seu mês, em seu período, com sua potência e em sua posição.
11
Seus quatro guias, quem divide as quatro partes do ano, entram primeiro, em seguida os doze chefes da classe que separam os meses e pelos trezentos e sessenta dias estão os chefes de milhar, dividindo os dias, e pelos quatro que são intercalados, estão quem como guias dividem as quatro partes do ano.
12
Os chefes de milhar estão intercalados entre guia e guia, cada lubrifico depois de uma estação, as que seus guias separam.
13
Estes são os nomes dos guias que separam as quatro partes do ano que foram fixadas: Melkio, Helimelek, Melaio e Naro.
14
E os nomes de quem os conduz: Adnaro, Jeasusao e Ilumeo; estes três são os que seguem aos chefes de classes das estrelas e há outro que vem detrás dos três jéfes de classes que seguem aos guias das estações que separam as quatro estações do ano.
15
Ao princípio do ano se levanta primeiro Melkio, quem é chamado Tamaini e sol, e todos os dias de seu governo, sobre os quais ele domina, são noventa e um dias.
16
hei aqui os signos dos dias que aparecem sobre a terra durante o tempo de seu domínio: calor, suor e calma; todas as árvores produzem frutos e as folhas crescem sobre eles; a colheita do trigo; a rosa floresce, mas as árvores de inverno chega a secar-se.
17
Estes são os nomes dos líderes que estão sobre eles: Berkaio, Zalbesao e o outro que se acrescenta, um chefe de milhar chamado Hilujasef, com o qual terminam os dias de seu domínio.
18
O seguinte guia é Helimelek, chamado sol brilhante e o total de dias de sua luz é de noventa e um dias.
19
Estes são os signos de seus dias, sobre a terra: ardente calor e secura; maturam os frutos das árvores, que produzem todos seus frutos amadurecidos e a ponto; as ovelhas se aparean e concebem; colhem-se todos os frutos da terra, tudo o que há no campo e se imprensa o vinho; isto ocorre nos dias de seu domínio.
20
Estes são os nomes dos chefes de milhar: Gidajao, Keo, Heio e lhes acrescenta Asfao durante o qual seu domínio termina.