Bíblia Despertar
InícioBíbliaApoiar
Voltar para 1 Livro de Enoque
1 Livro de Enoque - Capítulo 69

Livro Apócrifo/Histórico

1
depois deste julgamento estarão cheios de estupor e os farão tremer porque eles revelaram aquilo a quão humanos habitam a terra.
2
Hei aqui os nomes destes Vigilantes: Samiaza, quem era o principal e em ordem com relação a ele, Artekifa, Armen, Akibu, Tamio, Ramio, Danju, Zekio, Baraku, Azazel, Harmer, Matréu, Ananu, Satã, Samio, Sahário, Tumã, Taru, Jomjã, e Jehádio.
3
E os que seguem são os nomes de seus anjos, de seus chefes de centenas e cinquentenas.
4
O primeiro é Jekon, este Satanás induziu a todos os filhos do céu e os fez descender sobre a terra e os seduziu com as filhas dos homens.
5
O nome do segundo é Asbeo, este deu um mau conselho aos filhos do céu e os conduziu a corromper-se a si mesmos com as filhas dos homens.
6
O nome do terceiro é Gadréu, este mostrou às filhas dos homens todas as formas de dar morte, foi ele quem seduziu a Eva e ele é quem ensinou aos filhos dos homens os escudos, as couraças, as espadas de combate e todas as armas de morte;
7
desde sua mão eles procederam contra quem vive na terra desde esse dia e por todas as gerações.
8
O nome do quarto é Panamuo, este mostrou aos filhos dos homens o amargo e o doce, e lhes revelou todos os segredos de sua sabedoria:
9
ensinou aos humanos a escrever com tinta e papiros e são muitos os que se desencaminharam por causa disso, do começo até este dia.
10
Porque os homens não foram gastos ao mundo com o propósito de afiançar sua crença na tinta e o papel,
11
mas sim os humanos foram criados com a intenção de que vivessem puros e justos para que a morte que todo o destrói não pudesse lhes alcançar. Mas por culpa deste conhecimento dele, o poder dela me devora.
12
O nome do quinto é Kasdeiã, este mostrou aos filhos dos homens todas a pragas dos espíritos e os demónios: a praga de embrião no ventre para que aborte, a mordida de serpente, a praga que sobrevém com o calor de meio-dia, o filho da serpente cujo nome é Tabaet.
13
Esta é a tarefa de Kasbeel, mostrou aos Santos o chefe do juramento, cujo nome é Biqa.
14
Este pediu a Miguel que lhe revelasse o nome secreto para que o mencionasse no juramento, porque aqueles que revelaram aos filhos dos homens tudo o que é secreto, tremem ante este nome.
15
Hei aqui que o poder deste juramento é forte e poderoso e Ele dispôs este juramento Akâe, na mão do Miguel.
16
Estes são os segredos deste juramento: eles são fortes em seu juramento e o céu foi suspenso antes de que o mundo fora criado;
17
por isso a terra foi cimentada sobre a água e do mais recôndito das montanhas provêm águas formosas, da criação do mundo até a eternidade;
18
devido a este juramento o mar foi criado e para seu alicerce no tempo da cólera Lhe deu areia e ela não se atreve a ir-se mais à frente da criação do mundo até a eternidade;
19
por este juramento as profundidades são firmes e estáveis e não se movem de seu sítio, da eternidade até a eternidade;
20
por este juramento o sol e a lua cumprem sua rota sem desobedecer suas leis, da eternidade até a eternidade;
21
por este juramente as estrelas seguem seu curso, Ele as chama por seu nome e elas lhe respondem, da eternidade até a eternidade.
22
De igual forma os espíritos da água, dos ventos e de todas as brisas desde todas as regiões da terra.
23
Ali são preservadas a voz do trovão e a luz do relâmpago e ali são preservados os depósitos do granizo, a geada, a neve a chuva e o rocio.
24
Todos estes são fiéis e dão graças ante o Senhor dos espíritos e lhe elogiam com todas suas forças e seu alimento está em toda ação de graças e agradecem, elogiam e louvam o nome do Senhor dos espíritos pelos séculos dos séculos.
25
Este juramento é poderoso e através dele, seus atalhos são preservados e seu curso não será destruído.
26
E houve grande alegria entre eles, benzeram, elogiaram e louvaram ao Senhor, porque lhes foi revelado o nome deste Filho do Homem.
27
O se sentou sobre o trono de sua glória e a soma do julgamento lhe foi dada ao Filho do Homem e Ele tem feito que os pecadores sejam expulsos e destruídos da face da terra;
28
e os que desencaminharam ao mundo serão atados com cadeias e no lugar onde tinham sido reunidos para a destruição serão encarcerados e todas suas obras desaparecerão da face da terra.
29
A partir de então nada se corromperá, porque este Filho do Homem apareceu e se sentou no trono de sua glória, toda maldade se afastará de sua presença e a palavra deste Filho do Homem sairá e se fortalecerá ante o Senhor dos espíritos. Esta é a terceira parábola do Enoque.
Capítulo 68Capítulo 70