Bíblia Despertar
InícioBíbliaApoiar
Voltar para 1 Livro de Enoque
1 Livro de Enoque - Capítulo 76

Livro Apócrifo/Histórico

1
Nos limites da terra vi doze portas abertas para todas as regiões; por elas saem os ventos e desde elas sopram sobre a terra.
2
Três delas estão abertas sobre a face do céu, três ao ocidente, três à direita do céu e três à esquerda.
3
As três primeiras são as que estão ao oriente, as três seguintes ao ao sul, as três seguintes ao norte e as três seguintes ao ocidente.
4
Por quatro delas saem os ventos que são para a cura da terra e para sua vivificação, e por oito saem os ventos prejudiciais que quando são enviados destroem toda a terra, as águas e tudo o que há nelas, o que cresce, floresce ou repta, tanto nas águas como na terra seca e tudo o que vive nela.
5
Primeiro sai o vento do oriente pela primeira porta oriental e se inclina para o sul. por ali sai a destruição, a seca, o calor e a desolação
6
Pela segunda porta, a do meio, sai o vento do Esteja-este: a chuva, os frutos, a reanimação e o rocio. Pela terceira porta sai o vento do nordeste que está perto do vento do norte: frio e seca.
7
detrás deles, pelas três portas que estão ao sul dos céus, sai em primeiro lugar pela primeira porta um vento do sul que está ao sul e ao oriente um vento de calor.
8
Pela segunda porta sai um vento do sul ao que chamam sul: rocio, chuva, bem-estar, reanimação.
9
Pela terceira porta sai um vento do sudoeste: rocio, chuva, lagosta e destruição.
10
Atrás deste, sai um vento norte que vem da sétima porta, para o oriente, com rocio, chuva, lagostas e desolação.
11
Da porta do meio sai diretamente um vento com saúde, chuva, rocio e prosperidade. Pela terceira porta, a que se inclina ao ocidente, vem um vento com nuvens, geada, neve, chuva, rocio e lagostas.
12
depois destes estão os ventos do ocidente. Pela primeira porta, que está inclinada para o norte, sai um vento com rocio, geada, frio, neve e geada.
13
Pela porta de no meio sai um vento com rocio, chuva, prosperidade e bênção. Através da última porta, a que se inclina ao sul, sai um vento com carestia, ruína, queima e desolação.
14
Se acabaram as doze portas dos quatro pontos cardeais do céu. Ensinei-te sua explicação completa OH, meu filho, Matusalém!
Capítulo 75Capítulo 77