Bíblia Despertar
InícioBíbliaApoiar
Voltar para 1 Livro de Enoque
1 Livro de Enoque - Capítulo 22

Livro Apócrifo/Histórico

1
De ali fui a outra parte, a ver no oeste outra montanha alta de rocha dura.
2
E havia aí quatro poços profundos, largos e muito lisos. Três deles eram escuros e um brilhante; e havia uma fonte de água no meio dele. E disse: Que lisos são estes lugares ocos e que profundos e escuros se vêem!
3
Nesse momento, Rafael o Santo Vigilante, que estava comigo, respondeu-me dizendo: Estas cavidades foram criadas com o seguinte propósito; para que os espíritos das almas dos mortos possam reunir-se e que todas as almas dos filhos dos homens se reúnam aí.
4
Estes lugares foram feitos para os receber até o dia em que sejam julgados, até o momento do grande julgamento que virá sobre eles.
5
Vi ali ao espírito de um homem morto acusando, e seu lamento subia até o céu, gritando e acusando.
6
Então perguntei a Rafael o Santo Vigilante, que estava comigo: De quem é este espírito que está acusando que se queixa de tal modo que sobe até o céu gritando e acusando?
7
Me respondeu dizendo: Este é o espírito que saiu do Abel, a quem seu irmão Caín assassinou; ele o acusa até que sua semente seja eliminada da face da terra e sua semente desapareça da linhagem dos homens.
8
Então perguntei observando todos os poços: por que estão separados uns dos outros?
9
Me respondeu dizendo: Estes três foram feitos para que os espíritos dos mortos possam estar separados. E esta divisão foi feita para os espíritos dos justos, na qual brota a brilhante fonte de água.
10
E esta foi tal feita para os pecadores quando morrem e são sepultados e não se executou julgamento contra eles na sua vida.
11
Aqui seus espíritos serão colocados à parte, para esta grande pena, até o dia do grande julgamento e castigo e tormento para sempre quem merece tal retribuição por seus espíritos.
12
E esta divisão foi separada para quem apresenta sua queixa e denunciam sua destruição quando foram assassinados nos dias dos pecadores.
13
E esta foi feita para os espíritos dos homens que não serão justos mas pecadores, para todos os transgressores e os cúmplices da transgressão; que no dia do julgamento serão afligidos fora dali, mas não serão ressuscitados desde ali.
14
Então benzi ao Senhor de Majestade e disse: Bendito seja o juízo de justiça e bendito seja o Senhor da Gloria e Soberania que governa todas as coisas para a Eternidade.
Capítulo 21Capítulo 23