Passado um tempo tomei eu, Enoque, uma mulher para Matusalém meu filho e lhe pariu um filho a quem pôs por nomeie Lamec dizendo: Certamente foi humilhada a justiça até este dia. Quando chegou à maturidade tomou Matusalém para ele uma mulher e ela ficou grávida dele e deu a luz um filho.
2
Quando o menino nasceu sua carne era mais branca que a neve mas vermelha que a rosa, seu cabelo era branco como a lã pura, espesso e brilhante. Quando abriu os olhos iluminou toda a casa como o sol e toda a casa esteve resplandecente.
3
Então o menino se levantou das mãos da parteira, abriu a boca e lhe falou com Senhor de justiça.
4
O temor se apoderou de seu pai Lamec e fugiu e foi até onde seu pai Matusalém.
5
Lhe disse: pus no mundo um filho diferente, não é como os homens mas sim parece um filho dos anjos do céu, sua natureza é diferente, não é como nós; seus olhos são como os raios do sol e seu rosto é esplendoroso.
6
Parece-me que não foi engendrado por mim mas sim pelos anjos e temo que se realize um prodígio durante sua vida.
7
Agora, meu pai, suplico-te e te imploro que vá a lado do Enoque nosso pai e conheça com ele a verdade, já que sua residência está com os anjos.
8
assim quando Matusalém teve ouvido as palavras de seu filho, veio havia mim nos limites da terra, porque se tinha informado que eu estava ali; gritou e ouvi sua voz; fui a ele e lhe disse: me haja aqui filho meu por que vieste para mim?
9
Me disse: vim para ti devido a uma grande inquietação e por causa de uma visão a que me aproximei.
10
Agora me escute meu pai, nasceu-lhe um filho a meu filho Lamec, que não se parece com ele, sua natureza não é como a natureza humana, sua cor é mais branca que a neve e mais vermelho que a rosa, os cabelos de sua cabeça são mais brancos que a lã branca, seus olhos são como os raios do sol e ao abrir-se iluminaram toda a casa.
11
Levantou-se das mãos da parteira, tem aberto a boca e benzeu ao Senhor do céu.
12
Seu pai Lamec foi presa do temor e fugiu para mim, não acredita que seja dele mas sim dos anjos do céu e me haja aqui que vim para ti para que me dê a conhecer a verdade.
13
Então eu Enoque, respondi-lhe dizendo: Certamente restaurará o Senhor sua lei sobre a terra, conforme vi e te contei, meu filho. Nos dias do Jared, meu pai, transgrediram a palavra do Senhor.
14
Hei aqui que pecaram, transgrediram a lei do Senhor, trocaram-na para ir com mulheres e pecar com elas; desposaram a algumas delas, que deram a luz criaturas não semelhantes aos espíritos, a não ser carnais.
15
Haverá por isso grande cólera e dilúvio sobre a terra e se fará grande destruição durante um ano.
16
Mas esse menino que lhes nasceu e seus três filhos, serão salvos quando morrerem os que há sobre a terra.
17
Então descansará a terra e será desencardida da grande corrupção.
18
Agora dava ao Lamec: ele é seu filho na verdade e sem mentiras, é teu este menino que nasceu; que lhe chame Noé porque será seu descanso quando descansarem nele e será sua salvação, porque serão salvos ele e seus filhos da corrupção da terra, causada por todos os pecadores e pelos ímpios da terra, que haverá em seus dias.
19
A seguir haverá uma injustiça até maior que esta que se consumou em seus dias. Pois eu conheço os mistérios do Senhor, que os Santos me contaram e me revelaram e que li nas pranchas do céu.